Cirurgia Pediátrica

Quando seu filho necessita de tratamento médico, você sempre deseja que ele tenha acesso ao melhor tratamento disponível. Portanto, quando seu filho necessitar de tratamento cirúrgico, você desejará consultar com um cirurgião que seja qualificado e experiente em realizar cirurgias em crianças. Os cirurgiões especialistas em Cirurgia Geral podem operar crianças, porém na maioria das áreas urbanizadas de nosso país existem especialistas disponíveis para prover um cuidado diferenciado e qualificado no tratamento cirúrgico das crianças.

 

Por que meu filho deve ser atendido por um Cirurgião Pediátrico ?

 As crianças não são adultos em miniatura, portanto seus problemas cirúrgicos freqüentemente são bem diferentes daqueles encontrados no dia a dia pelo cirurgião geral de adultos. Os pacientes pediátricos também necessitam de um ambiente de consultório diferenciado, com decoração apropriada e principalmente de uma abordagem adequada para a sua faixa etária.
Cirurgiões Pediátricos são médicos treinados, qualificados, especializados e experientes no cuidado cirúrgico em todas as fases do desenvolvimento da infância, desde o estágio pré-natal, recém nascidos, lactentes, crianças e até adolescentes. São cirurgiões que pelo treinamento, são orientados a trabalhar com doenças próprias da infância, entendendo as necessidades especiais de cada faixa etária. Baseado no treinamento avançado e na experiência da prática diária, conhece e domina amplas opções de técnicas cirúrgicas.
Cirurgiões Pediátricos são capazes de salvar uma vida e podem ter a oportunidade de seguir seus pacientes através dos anos, até que tornem-se adultos saudáveis, produtivos e felizes.

 

O que é necessário para um médico tornar-se especialista em Cirurgia Pediátrica?

  Para completar seu treinamento e poder fazer a prova que lhe concederá o Título de Especialista, o médico deverá ter tido dois anos prévios de Residência Médica em Cirurgia Geral e mais três anos adicionais em treinamento exclusivo em Cirurgia Pediátrica. Tudo isso somado aos seis anos de graduação em Medicina, TOTALIZANDO 11 ANOS DE QUALIFICAÇÃO.
Após rigorosa prova escrita para confirmar que seu conhecimento cirúrgico é do mais elevado grau e de uma prova oral que determina sua habilidade em manusear uma ampla variedade de problemas cirúrgicos na infância, o cirurgião recebe seu TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA PEDIÁTRICA pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE-BR), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Esta avaliação é conduzida de acordo com padrões nacionais que foram estabelecidos para assegurar que os pacientes recebam o melhor cuidado cirúrgico possível e que estes especialistas estejam comprometidos com os mais elevados princípios de uma conduta ética. A atualização científica dos Cirurgiões Pediátricos é garantida pela participação em diversos cursos e jornadas que ocorrem anualmente em todo o Brasil.

 

Importância da Cirurgia Pediátrica como especialidade:

  A Cirurgia Pediátrica é uma especialidade relativamente nova . O seu desenvolvimento ocorreu paralelamente ao da pediatria nos seus diferentes setores. A diferença existente hoje entre o cirurgião pediatra e o do adulto é a mesma que existe entre um pediatra e um clínico de adulto. É celebre, e já comprovada, a frase de Sir Lancelot Ward : “… um adulto poderá ser tratado como criança, mas o inverso poderá ser um desastre” . Outra frase consagrada é aquela que diz : “Crianças não são adultos em miniatura”.
O interesse crescente nas afecções cirúrgicas pediátricas e na sua fisiopatologia vem permitindo um avanço notável da especialidade desde seu início, no final da década de 40, até os dias de hoje. Para se ter uma idéia da evolução, a mortalidade dos recém-nascidos e lactentes com afecções cirúrgicas passou de 100 % antes da criação da especialidade para quase 100% de sobrevida atualmente. O mesmo pode-se afirmar em relação às afecções cirúrgicas da infância e especialmente dos tumores sólidos malignos.
Mesmo com todo o avanço tecnológico, o cirurgião pediátrico não deverá abdicar de sua excelência e qualificação como médico, de seu treinamento como cirurgião, da boa história , do exame físico dedicado e completo e da atenção que a criança e os pais merecem . Não há nada mais gratificante do que prover vida longa e saudável a uma criança .

cuidamos com carinho de quem amamos