Circuncisão

O que é a circuncisão ?
Circuncisão é a retirada do prepúcio (pele) que recobre a glande (cabeça do pênis) .
A circuncisão é provavelmente a mais antiga cirurgia do mundo e talvez uma das cirurgias mais executadas. É uma cirurgia que frequentemente é realizada por motivos familiares, culturais e religiosos, na ausência de qualquer problema peniano ou prepucial. Existem descrições de circuncisões realizadas pelos hebreus desde os tempos bíblicos, conforme relatos em algumas escrituras.
A circuncisão até hoje ainda é feita por questões de tradição e religião, sem que haja indicação médica para tal, como é o caso das circuncisões rotineiras em crianças judias e muçulmanas. No final do século XIX e início do século XX a circuncisão começou a se tornar um procedimento médico comum, mesmo em famílias sem motivação religiosa. Em alguns países como EUA e Coréia, mais de 80% da população masculina é circuncidada (atenção: o termo circuncisada não existe). É bom deixar claro que, apesar dos conhecidos benefícios – que serão explicados mais à frente -, as principais Sociedades de Pediatria do mundo não recomendam a realização rotineira da circuncisão sem indicação médica.

Quais são os benefícios da circuncisão ?

1 ) Redução das infecções urinárias
A maioria das infecções do trato urinário em meninos ocorre no 1 ° ano de vida, com incidência relatada de 1 a 2 % . Meninos não-cincuncidados apresentam taxa 10 vezes maior de infecção do trato urinário do que meninos circuncidados. Pensa-se que a circuncisão reduz a incidência de infecção do trato urinário, ao prevenir a colonização bacteriana do prepúcio.

2 ) Incidência reduzida de câncer peniano
O desenvolvimento do câncer peniano ocorre, quase exclusivamente, em homens não circuncidados. O principal fator de risco parece ser a fimose. Os benefícios relatados da circuncisão, em reduzir a incidência de câncer peniano, parecem ser mais pronunciados quando a circuncisão é realizada no período neonatal. Deve-se lembrar também que a presença de prepúcio não é o único fator importante. Outros fatores significantes têm sido implicados no desenvolvimento de câncer peniano. Mais especificamente, incluem verrugas genitais, mais do que 30 parceiras sexuais e o hábito do fumo .

3 ) Incidência reduzida de doenças sexualmente transmissíveis
O estado de não circuncidado tem sido associado a incidência aumentada de inúmeras doenças sexualmente transmitidas, incluindo o vírus de imunodeficiência humana (HIV). Provavelmente, a educação do paciente e os problemas de comportamento têm mais impacto na aquisição de doenças sexualmente transmitidas do que o estado de circuncidado.

4 ) Incidência reduzida de câncer de colo de útero nas parceiras
As parceiras de homens circuncidados, que não apresentam histórico de promiscuidade, apresentam menor taxa de câncer do colo do útero. A explicação parece estar no fato de homens não circuncidados terem maior risco de contaminação e transmissão do HPV.

Como é feita a cirurgia de circuncisão ?
A cirurgia é semelhante a da fimose, postectomia ( já descrita no tópico “Dúvidas – Fimose” ), respeitando alguns princípios cirúrgicos :
1 – Assepsia cuidadosa
2 – Hemostasia completa
3 – Retirada da quantidade adequada do prepúcio
4 – Proteção da glande, que é muito sensível

circuncisao-novo.jpg

Quais são os riscos da circuncisão ?
  Circuncisão normalmente é um procedimento seguro, quando realizado por Cirurgião Pediátrico qualificado e experiente. É um procedimento cirúrgico que, como tal, possui riscos. Todavia, a cirurgia é rápida e simples  e apresenta taxas de complicações cirúrgicas abaixo de 0,5%. As complicações mais comuns são sangramentos, infecções e insatisfação com o resultado estético.
A circuncisão, como qualquer outra cirurgia, deve ser feita sob anestesia, evitando que a criança ou mesmo o adulto sintam dor durante o procedimento.

Existe alteração da vida sexual do paciente após a circuncisão ?
A mucosa do prepúcio é muito inervada e contribui para o prazer no ato sexual. Um dos argumentos contra a circuncisão sem indicação médica é o risco de redução da sensibilidade do pênis. Todavia, apesar da lógica por trás desta teoria, o fato é que, na prática, homens circuncidados não apresentam uma satisfação menor com suas vidas sexuais.
Mesmo em homens que se submeteram à circuncisão somente quando adultos e com vida sexual já ativa, não há provas contundentes de que haja mudanças da qualidade da vida sexual dos mesmos. Existem relatos pessoais de diminuição da sensibilidade, porém, existem também trabalhos científicos com grandes grupos que mostram ausência de alterações na qualidade do sexo. É um tema polêmico.
O fato é que a circuncisão feita em crianças, sem indicação médica formal, é atualmente um procedimento que causa controvérsias. Existem grupos contra a circuncisão que apresentam os seguintes argumentos, entre outros:
– A circuncisão causa dor nos recém-nascidos trazendo estresse desnecessário ao bebê.
– O trauma da circuncisão realizada quando bebê é carregado pelo resto da vida, mesmo que o indivíduo não se dê conta disso.
– A circuncisão vai contra os direitos humanos pois mutila um ser incapaz de tomar decisões.
A posição da maioria dos Colégios de Pediatria é de não indicar a circuncisão sem motivo médico claro; entretanto, do mesmo modo, as mesma não contraindicam sua realização por motivos pessoais ou religiosos.