Molusco Contagioso

molusco-11.jpg
molusco-21.jpg

O que é?
  O molusco contagioso é uma doença viral (vírus MCV : molluscum contagiosum vírus , é um poxvírus) que provoca lesões na pele muitas vezes confundidas com verrugas. A transmissão da doença se dá pelo contato direto com pessoas contaminadas. Atinge preferencialmente as crianças, devido à imunidade ainda não estar totalmente desenvolvida. É frequente o achado da doença em crianças com dermatite atópica. Rara antes do 1° ano de vida. O pico de incidência é dos 2 aos 6 anos de idade.

Quais são as manifestações clínicas do molusco contagioso ?
As lesões do molusco contagioso são pequenas, elevadas, hemisféricas, da cor da pele, com aspecto translúcido e apresentando umbilicação central. Podem estar isoladas (mais comum) ou se agrupar. O tamanho das lesões pode variar de puntiformes a cerca de 5 mm de diâmetro.
As lesões são autoinoculáveis e podem se espalhar. Em algumas crianças o molusco contagioso se dissemina rapidamente chegando a centenas de lesões. Atingem principalmente o tronco e a raiz dos membros. As lesões são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido (coceira) discreto.
A doença pode apresentar involução espontânea, o que pode levar de alguns meses a anos, desde que o organismo possa desenvolver defesas contra o vírus.

Como é feito o diagnóstico do molusco contagioso?
Como as lesões do molusco contagioso são bem características, o diagnostico é clínico, ou seja, o cirurgião pediátrico consegue fazer o diagnóstico apenas olhando as lesões do paciente.

Como é o tratamento do molusco contagioso?
O tratamento varia conforme a idade do doente, do número de lesões, localização das lesões e presença ou não de sinais inflamatórios. O método mais usado é a curetagem, que consiste em arrancar as lesões e depois cauterizá-las.
Deve-se iniciar o tratamento quando surgem as primeiras lesões, evitando a disseminação que ocorre em alguns casos (as crianças podem ter centenas de lesões espalhadas pelo tronco, extremidades e rosto – áreas mais expostas).

ATENÇÃO: A recidiva é extremamente frequente no molusco contagioso, mesmo quando a criança é submetida à cirurgia para retirada das lesões. Como trata-se de doença viral, comum na fase pré-escolar (o vírus está circulando entre as crianças), a recidiva é bastante comum.