O que é a rânula?
Rânula é um termo usado para as mucoceles que ocorrem no soalho da boca, devido a obstrução do conduto excretor de uma glândula sublingual ou submaxilar. É uma lesão elevada, com aspecto de bexiga cheia, de consistência um pouco elástica e flutuante, azulada, que se localiza na parte anterior do soalho da boca. Geralmente ela se localiza lateralmente à linha média. Pode alcançar um grande tamanho e dificultar a linguagem e alimentação, pelo deslocamento que causa na língua. A glândula mais afetada é a sublingual (rânula é a lesão mais comum da glândula sublingual), mas em alguns casos pode ser a submaxilar.
Qual é a causa da formação da rânula?
As duas principais causas para o aparecimento da rânula são o trauma e a obstrução do ducto pela formação de sialolitos (cristais de saliva). O trauma local é a causa mais observada, resultando num rompimento do ducto da glândula salivar e conseqüente extravasamento do muco para o tecido conjuntivo adjacente.
Qual é o tratamento da rânula?
O tratamento é cirúrgico, variando da marsupialização, remoção definitiva de lesão, além de outras técnicas de descompressão.