O que é a unha encravada ?
Unha encravada é uma dor ou inflamação que ocorre no dedo quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente, enterrando-a ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao crescimento da unha e, como esta é mais dura e não pára de crescer, ela adentra a pele causando os sintomas mais comuns como dor e inflamação. Ocorre mais comumente nas unhas dos pés mas também raramente afeta as mãos.
Quais são as causas de unha encravada ?
– Compressão causada por calçado apertado . O uso de sapatos de pontas finas também facilita o encravamento das unhas .
– A falta de higiene local favorece a infecção.
– Corte inadequado com a retirada dos cantos das unhas : A causa é, geralmente, o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local.
– Unha subcutânea, comum em lactentes obesos, em que o excesso de tecido subcutâneo torna a unha encravada, favorecendo a inflamação crônica. A unha não tem para onde crescer.
Em crianças recém-nascidas o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.
Quais são as manifestações clínicas da unha encravada ?
A unha encravada é mais comumente encontrada no hálux (o famoso dedão do pé), sendo que ela, geralmente, encrava nos cantos. Normalmente, a pessoa refere dor local que vai aumentando de intensidade . Ao exame físico, a pele ao redor da unha está vermelha e inchada (inflamada), podendo haver secreção purulenta (pus) e o aparecimento de um granuloma piogênico (carne esponjosa).
Qual é o tratamento da unha encravada ?
O tratamento correto da unha encravada é sempre uma decisão médica, devendo ser consultado um cirurgião para orientação. As medidas realizadas variam desde uma simples limpeza até a necessidade de remoção de parte da unha, juntamente com a retirada de tecidos acometidos (desbridamento local). Na presença de infecção, é necessária a utilização de antibióticos a critério médico.
Procedimento cirúrgico para unha encravada :
– Acantoplastia : consiste na excisão da margem afetada da unha, curetagem ou excisão do tecido de granulação, ablação cirúrgica de porção da matriz germinativa da unha
(matricectomia) com aproximação em massa dos bordos ou não.
– Nos casos de recém-nascidos e lactentes que apresentam unha encravada anterior (presença de tecido inflamado obstruindo o avanço anterior da unha ), pode ser necessária a excisão transversa elíptica profunda do tecido subcutâneo em que a unha encravou e aproximação do retalho. Não é indicada a retirada da unha.
Como posso prevenir o aparecimento da unha encravada ?
A melhor forma de prevenção é um adequado corte das unhas, pelo qual se apara a borda anterior, evitando-se cortar a parte lateral da unha. Vale lembrar que se as bordas laterais irregulares são ocasionadas pelo corte incorreto, a utilização de sapatos inadequados e o peso do corpo resultarão em lesão nestes locais.
Dicas para a unha não encravar :
As informações aqui contidas são exclusivamente para orientação inicial de pais e pacientes, baseando-se nas perguntas mais frequentes sobre doenças que podem necessitar de tratamento cirúrgico na infância.
NÃO SUBSTITUEM A CONSULTA MÉDICA . Consulte sempre um CIRURGIÃO PEDIÁTRICO para maiores informações.