Cisto Tireoglosso

Trata-se de uma doença congênita, causada por um defeito no fechamento do ducto tireoglosso durante o período embrionário.
É o defeito embrionário mais comum do pescoço.

Qual é a causa do cisto tireoglosso ?
O ducto tireoglosso é uma estrutura embrionária transitória que deve desaparecer após a migração da tireóide. A sua persistência determina o aparecimento do cisto do ducto tireoglosso, que pode localizar em qualquer ponto entre o forame cego (localiza-se na base da língua) e a tireóide.

Quais são as características do cisto tireoglosso ?
– Cisto congênito mais comum do pescoço ( corresponde a 70 % das anomalias congênitas do pescoço ).
– Geralmente, aparece clinicamente próximos dos 5 anos de idade.
– Raríssimo no recém-nascido.
– Sem predisposição sexual.

Quais são as manifestações clínicas do cisto tireoglosso ?
Cisto de linha média do pescoço, logo abaixo do osso hióide (75% casos).
Tem consistência cística, firme, indolor e é móvel à deglutição e à extrusão da língua.
Pode ainda se apresentar na forma de fístula e/ou abscesso cervical, com drenagem de secreção purulenta misturada com secreção viscosa (25% casos).

Como é feito o diagnóstico de cisto tireoglosso ?
O diagnóstico é essencialmente clínico pela presença de tumoração cística palpável na linha média do pescoço em crianças e adultos jovens.
O diagnóstico pode ser complementado pela ultra-sonografia (útil na diferenciação entre cisto e uma massa sólida) e pela cintilografia de tireóide (verificar a presença de tireóide ectópica associada ao cisto).

Qual é o tratamento do cisto tireoglosso ?
O cisto tireoglosso tem indicação cirúrgica quando feito o diagnóstico, evitando episódios de infecção que tornarão a cirurgia mais difícil e o maior aparecimento de recorrência.
A cirurgia, denominada Cirurgia de Sistrunk, em homenagem ao cirurgião que a descreveu em 1920, consiste em incisão transversa em região cervical (na altura do cisto), excisão completa do cisto e de seu trajeto fistuloso (até as proximidades do forame cego lingual – base da língua) e a retirada da porção central do osso hióide. A retirada da porção central do osso hióide é fundamental para evitar recidivas.
O cisto tireoglosso infectado deve ser tratado com antibióticos e antiinflamatórios e drenagem do abscesso. A fístula do ducto tireoglosso resultante deverá ser tratada após resolvido o processo infeccioso. A realização da operação com processo infeccioso em andamento aumenta o risco de recidiva.

Quais são as complicações que podem surgir no cisto tireoglosso ?
– Recorrência do cisto : 5 % dos casos, quando utilizamos a Técnica de Sistrunk .
– Malignização : pode ocorrer em menos de 1% casos e em adultos (dando origem ao carcinoma papilar em 85 % casos).

tireoglosso_1.jpg
tireoglosso_2.jpg