O que é ?
É o aumento da glândula mamária que ocorre na maioria dos adolescentes normais (7 em cada 10 meninos). Muitas vezes é motivo de grandes preocupações, ansiedade, vergonha de tirar a camisa, etc. Pode aparecer só de um lado ou dos dois lados com variação do tamanho (assimetria).
Em que idade pode ocorrer?
Entre os 10 e os 18 anos. O pico de incidência é aos 14 anos de idade (65%). Esse aumento da glândula mamária pode ser discreto (quase não aparece) ou bastante evidente.
Qual a classificação da ginecomastia ?
Grau I : Tamanho inferior a 1 cm de diâmetro. Geralmente pequenos nódulos que não ultrapassam a margem da aréola.
Grau II: de 1 a 4 cm de diâmetro. Ultrapassam a borda da aréola e causam sua elevação.
Grau III: acima de 5 cm de diâmetro. Assemelha-se a mama feminina.
Quais os sintomas?
O aumento de tamanho das glândulas pode trazer dor local de pequena intensidade ou uma maios sensibilidade na região (ao roçar da roupa, por exemplo). Na maioria das vezes a ginecomastia é benigna e assintomática.
Quanto tempo isso pode durar?
Geralmente, de 4 meses a 2 anos, com regressão espontânea. As grandes (grau III) tendem a durar mais tempo e muitas delas não regridem espontaneamente.
Algumas observações interessantes sobre ginecomastia:
Alguns adolescentes podem pensar que “estão virando mulher” ou que tem “muitos hormônios femininos”. Bobagem. Faz parte da etapa do desenvolvimento masculino.
O aumento de gordura na mama (abaixo da aréola), conhecida por Lipomastia não deve ser confundida com o aumento da glândula mamária (ginecomastia), e sim à gordura que se deposita nesta região. É comum em meninos obesos. Nestes casos, um programa de emagrecimento e uma cirurgia para reduzir o tamanho da mama podem ser indicados pelo médico.
Existe tratamento para isso?
A grande maioria dos adolescentes com ginecomastia puberal necessita apenas de uma boa orientação. É importante que o médico saiba quais as implicações psicossociais que o aumento da mama causa na vida do jovem. O exame físico e seguimento periódico podem tranqüilizar o adolescente e sua família.
E a cirurgia para ginecomastia ? Como funciona ?
A cirurgia está indicada em casos selecionados e consiste na retirada do tecido mamário através de incisão peri-areolar. Em geral o paciente tem alta no mesmo dia da cirurgia.
Trata-se de uma cirurgia relativamente simples e com ótimos resultados estéticos.
As informações aqui contidas são exclusivamente para orientação inicial de pais e pacientes, baseando-se nas perguntas mais frequentes sobre doenças que podem necessitar de tratamento cirúrgico na infância.
NÃO SUBSTITUEM A CONSULTA MÉDICA . Consulte sempre um CIRURGIÃO PEDIÁTRICO para maiores informações.