Escroto Agudo

ATENÇÃO PAIS: A DOR E O INCHAÇO NO SAQUINHO DE SEU FILHO É UM SINAL DE ALERTA. PROCURE IMEDIATAMENTE O PRONTO SOCORRO PEDIÁTRICO OU O CIRURGIÃO PEDIÁTRICO DE SUA CONFIANÇA.

Termo utilizado para caracterizar uma emergência que acomete a região escrotal.
Corresponde ao quadro de dor súbita e intensa na região escrotal com irradiação para o hipogástrio, acompanhada de rubor, calor e aumento do volume local (¨dor, vermelhidão e inchaço na região do saquinho¨).
Diante de um quadro de escroto agudo, o diagnóstico imediato e o tratamento precoce adequado são fundamentais na preservação do testículo e , portanto, da fertilidade do paciente.
A maioria dos cirurgiões pediátricos indica exploração cirúrgica precoce quando não é possível esclarecer, com certeza, a causa de escroto agudo.

Quais são as causas de escroto agudo ?
  As principais causas de escroto agudo são a torção de testículo e a orquiepididimite aguda.
Vamos abordar os 02 temas no texto abaixo.

escroto_23.jpg

TORÇÃO DE TESTÍCULO

Corresponde à rotação do testículo, tendo como eixo o cordão espermático levando à obstrução vascular e isquemia testicular (ou seja, quando ocorre a torção testicular, pára de chegar sangue no testículo, podendo levar a PERDA do mesmo !). É a causa mais frequente de escroto agudo nas crianças abaixo de 6 anos de idade.

Por que isto acontece ?
  Acontece devido a fixação inadequada do testículo, favorecendo a mobilidade excessiva do mesmo e levando à torção testicular.

Quais são os tipos de torção testicular ?
–         Torção extravaginal : acomete crianças menores
–         Torção intra-vaginal : acomete crianças maiores

Quais as manifestações clínicas da torção de testículo ?
O pico de incidência se dá ao redor dos 14 anos de idade, mas pode ocorrer desde o período neonatal (ou mesmo intra-útero) até no paciente idoso.
O sintoma mais importante é a dor escrotal de início súbito. A dor pode ser só na região escrotal, como pode migrar para a região inguinal (¨virilha¨), hipogástrio e fossa ilíaca       (¨na região baixa da barriga¨).
Podem acompanhar o quadro sintomas como náuseas e vômitos.
No exame físico temos a presença de sinais flogísticos locais, como dor à palpação , vermelhidão e edema. A localização anteriorizada do epidídimo, elevação do testículo e ausência do reflexo cremastérico são achados comuns, porém não patognomônicos. A melhora da dor com a elevação do testículo (sinal de Prenn) sugere orquiepididimite.

Como é feito o diagnóstico ?
  O objetivo principal nos casos de escroto agudo é o diagnóstico rápido e preciso.
O testículo é um órgão sensível à isquemia, sendo que nos quadros com mais de 6 horas de evolução, já podemos ter perda testicular.
Alguns exames podem ser utilizados para a confirmação do diagnóstico (quando forem de rápido e fácil acesso, caso contrário indica-se a cirurgia imediatamente):
– Ultra-som Doppler.
– Cintilografia testicular.

Qual é o tratamento da torção de testículo ?
  O tratamento cirúrgico se impõe ! O tratamento cirúrgico precoce é a única forma de salvar o testículo torcido! Trata-se de uma verdadeira corrida contra o relógio !
A cirurgia consiste na inguinotomia exploradora (incisão na região da virilha, assim como é feito na hérnia inguinal), destorção do testículo e fixação do testículo na bolsa escrotal. É aconselhável a fixação do testículo contra-lateral, para evitar um episódio de torção testicular futura no lado não acometido.
Nos casos onde há perda do testículo, por isquemia e necrose (o testículo ¨apodrece¨ pela falta de sangue), recomenda-se a orquiectomia (retirada do testículo) , com posterior colocação de prótese de silicone no local (semelhantes às próteses de silicone mamárias, porém no formato oval, semelhante ao testículo).

escroto_1.jpg

ORQUIEPIDIDIMITE AGUDA

É o quadro de inflamação aguda do testículo e epidídimo.

Quais são as causas de orquiepididimite ?
  Esta inflamação pode ter etiologia viral ou bacteriana.

Quais são as manifestações clínicas da orquiepididimite aguda?
  Mesmas manifestações clínicas do torção testicular : dor à palpação do testículo, vermelhidão e inchaço local. Podem estar presentes febre e disúria (dor para urinar).

Como é feito o diagnóstico ?
  O diagnóstico é clínico e por vezes auxilia a realização de Ultra-som com doppler da região testicular (evidencia aumento da vascularização local, pelo processo inflamatório).

Qual é o tratamento da orquiepididimite aguda ?
  O tratamento , diante do diagnóstico de CERTEZA da orquiepididimite, é clínico e consiste na administração de antibióticos, antiinflamatórios não hormonais, repouso e elevação do testículo. Como muitas vezes o quadro é confundido com torção testicular, sendo impossível a diferenciação pela clínica do paciente, indicamos a exploração cirúrgica também nestes casos.