Cisto Sebáceo

sebaceo_1.png

O que é o cisto sebáceo ?
São cistos formados pela distensão da glândula sebácea, causada pelo acúmulo de produtos de sua secreção. Localizam-se no subcutâneo. Frequentemente são múltiplos.

Qual é a origem do cisto sebáceo ?
  Obliteração do canal excretor de uma glândula sebácea ou do orifício de um folículo piloso devido a atritos repetidos, irritações continuadas ou falta de higiene. A glândula, não podendo eliminar os produtos secretados, começa a distender.

Quais são suas características ?
Locais mais comuns :
– face : principalmente couro cabeludo em 90 % e lóbulo da orelha
– pescoço

Qual é a composição dos cistos sebáceos ?
Células epiteliais degeneradas e resíduos granulogordurosos com aspecto de manteiga.

Qual é a forma de apresentação clínica dos cistos sebáceos ?
Os cistos sebáceos  apresentam as seguintes características clínicas :
– Cisto de superfície lisa, bordos bem definidos, fixos à pele, móveis profundamente, forma arredondada, com pequeno orifício geralmente visível na superfície da pele
(canal obstruído), consistência mole a elástica, odor rançoso, medindo aproximadamente 0,5 a 5 cm de diâmetro.

Qual é o tratamento dos cistos sebáceos ?
O tratamento é cirúrgico e consiste na excisão do cisto por mini-incisão ou dissecção formal.

Por que devo fazer a cirurgia para a retirada do cisto sebáceo ?
Razões para realizar a cirurgia:
– Cosméticas.
– Prevenir infecção ou inflamação tardia.
– Diagnóstico diferencial com lesões malignas.