Hemangioma / Hemangioma Infantil
hemangioam_2.jpg

O que é ?
  Os hemangiomas são tumores vasculares, que aumentam por proliferação celular rápida.

 

O que leva ao aparecimento dos hemangiomas?
  A formação dos hemangiomas tem relação íntima com os fatores angiogênicos ( fatores que levam à proliferação dos vasos sanguíneos e capilares ).Sendo assim, quando temos diminuição dos inibidores angiogênicos ou aumento da produção de estimuladores da angiogênese, temos o aparecimento dos hemangiomas.

 

Como se dá o crescimento dos hemangiomas ?
  O crescimento dos hemangiomas costuma obedecer às seguintes fases :
– fase proliferativa : 6 aos 9  meses.
– fase estacionária : 6 – 9 meses até 1 ano de idade.
– fase involutiva : 1 – 7 anos até 9 anos de idade. Caracteristicamente, na fase involutiva, costuma aparecer uma mancha esbranquiçada no centro da lesão.
Em resumo, os hemangiomas podem aumentar de tamanho nos primeiros meses de vida e sofrem regressão espontânea até os 2 anos de idade, em geral.

 

Como os hemangiomas são classificados ?
  Os hemangiomas infantis são classificados como :
– superficiais: 50 – 60% casos.
– profundos: 15% casos .
– mistos, que são uma associação de hemangiomas superficiais e profundos: 25 a 35% dos casos.

 

O hemangioma é comum ?
  O hemangioma é uma doença comum, estando presente ao nascimento em 1 a 2,5% de todos os recém-nascidos e em 10% das crianças com um ano de idade.
Acomete mais o sexo feminino, numa proporção de 2,5 a 3 meninas : 1 menino.
Maior prevalência nos bebês prematuros e em caucasianos.

Quais são as características clínicas dos hemangiomas ?
  Os hemangiomas usualmente estão ausentes ao nascimento. A maioria se manifesta durante o período neonatal, nas primeiras 02 semanas de vida.São lesões únicas em 80% dos casos e múltiplas em 20% casos.
As localizações mais freqüentes são :
– cabeça e pescoço: 60 % casos.
– tronco: 25 % casos.
– extremidades: 15 % casos.

 

Como é feito o diagnóstico dos hemangiomas ?
  O diagnóstico é feito através da história e exame físico.
Os grandes hemangiomas de cabeça e pescoço (localização mais comum), devem ser estudados por ressonância nuclear magnética.

 

Qual é o tratamento dos hemangiomas ?

A terapia mais utilizada para tratamento dos hemangiomas infantis, na atualidade, é o propranolol. Este medicamento é um β-bloqueador, usado no tratamento da hipertensão arterial. Pode ser usado com segurança nas crianças portadoras de hemangioma, mesmo naquelas pequenas (bêbes e crianças abaixo de 1 ano de idade). A efetividade do tratamento é melhor quando iniciado precocemente, a partir dos 2 meses de idade. O propranolol foi um divisor de águas no tratamento do Hemangioma Infantil e hoje é o tratamento preferencialmente utilizado! Este tratamento só deve ser indicado e realizado após  avaliação médica detalhada !

A grande maioria dos hemangiomas sofre involução espontânea, com o passar dos anos.

Outras modalidades terapêuticas empregadas ainda hoje, em menor grau, são: Corticoterapia / Terapia intralesional com esteróides ( triancinolona )/ Tratamento com laser/ Cirurgia.

  • Atualmente a Dra Karimy Hamad Mehanna dedica-se ao estudo e tratamento do Hemangioma/Hemangioma Infantil, assim como das anomalias vasculares de forma geral, estando sempre atualizada sobre as últimas recomendações terapêuticas no assunto.
  • Todas as informações contidas acima estão de acordo com a mais recente classificação proposta pela ISSVA: International Society for the Study of Vascular Anomalies (Sociedade Internacional de Estudo das Anomalias Vasculares) – formulada em abril de 2014.

 

hemangioma_5.jpg
hemangioma_1.jpg

As informações aqui contidas são exclusivamente para orientação inicial de pais e pacientes, baseando-se nas perguntas mais frequentes sobre doenças que podem necessitar de tratamento cirúrgico na infância.
NÃO SUBSTITUEM A CONSULTA MÉDICA . Consulte sempre um CIRURGIÃO PEDIÁTRICO para maiores informações.