O que é ?
Doença caracterizada pela posição viciosa da cabeça e pescoço e aparecimento progressivo de assimetria facial e craniana decorrentes de displasia fibrosa e encurtamento do músculo esternocleidomastóideo (músculo localizado na face lateral do pescoço, indo da cabeça até a clavícula).
O torcicolo congênito não é muito comum
Ocorre em ambos os sexos, sem predileção e acomete os dois lados do pescoço em similar frequência.
Qual é a causa do torcicolo congênito ?
A causa do torcicolo congênito ainda é desconhecida. Posições intra-uterinas anormais e traumatismo de parto têm sido responsabilizadas. Há uma forte correlação com o parto pélvico (aproximadamente de 20 a 30 % das crianças). É possível que o problema comece antes do parto, de forma que o parto difícil pode ser consequência do torcicolo e não causa.
Quais são as manifestações clínicas do torcicolo congênito ?
Qual é o tratamento do torcicolo congênito ?
O tratamento do torcicolo congênito é clínico, através de exercícios fisioterápicos da região cervical. Existe regressão completa da fibrose muscular ou do tumor muscular entre 90-95% dos casos tratados no 1° ano de vida.
Está indicada cirurgia para os casos de torcicolo congênito ?
O tratamento cirúrgico é raramente utilizado .
As indicações para cirurgia seriam: insucesso do tratamento clínico e apresentação em crianças > 1 ano de idade .
A cirurgia consiste na secção dos pontos de inserção do músculo esternocleidomastóideo no esterno e na clavícula, por meio de incisões transversais acima da clavícula. A cirurgia não reverte deformidades já estabelecidas, mas impede a progressão da anormalidade. A recidiva é, de modo geral, rara.
As informações aqui contidas são exclusivamente para orientação inicial de pais e pacientes, baseando-se nas perguntas mais frequentes sobre doenças que podem necessitar de tratamento cirúrgico na infância.
NÃO SUBSTITUEM A CONSULTA MÉDICA . Consulte sempre um CIRURGIÃO PEDIÁTRICO para maiores informações.