Verrugas Virais
 
ungueal1.jpg
olho-de-peixe-13.jpg
verruga-21.jpg
verruga-11.jpg
tratamento-11.jpg

O que é?
As verrugas virais são lesões causadas pelo papilomavírus humano (HPV). São auto-inoculáveis (podem se disseminar pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas) e transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas. A prevalência na população em geral é de 7%.
A prevalência é maior na criança, com pico na adolescência e declínio na idade adulta. As lesões costumam persistir por muitos anos se não tratadas.

 

Quais são as manifestações clínicas das verrugas virais ?
As verrugas virais podem se apresentar de várias formas de acordo com a sua localização e formato:

 

Verruga vulgar ou verruga comum: localizadas na superfície normal da pele, as lesões são elevadas, endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquiçada. Algumas apresentam pontilhado escuro. Isoladas ou coalescentes, podem variar de milímetros a centímetros de diâmetro. As áreas mais atingidas são as extremidades dos membros, sendo muito frequentes nas mãos, cotovelos e joelhos (sítios pós-trauma). Mais facilmente encontradas nas crianças e adolescentes.

 

Verruga peri-ungueal: são as verrugas vulgares que localizam-se ao redor das unhas. Devido ao fato de se extenderem para dentro da prega ungueal, este tipo de verruga pode ser de tratamento mais difícil.

Verruga plana juvenil: as lesões são pequenas, de superfície plana e em grande número. As regiões mais atingidas são a face e os membros. Mais frequentes em adolescentes.

 

Verruga plantar: popularmente conhecida como “Olho de Peixe”. Localizadas nas plantas dos pés estas lesões crescem para dentro da pele, devido ao peso do corpo impedir o seu crescimento para fora. São, muitas vezes, confundidas com calosidades, porém, quando raspadas, as lesões mostram uma superfície irregular e pontos escuros no seu interior, o que as diferencia dos calos. As maiores costumam ser dolorosas ao pisar. Geralmente são lesões solitárias e mais comum em adolescentes.

 

Qual é o tratamento das verrugas ? 
O tratamento das verrugas consiste na sua destruição, que pode ser feita através de procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e curetagem), pela cauterização química das lesões (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões), pela criocirurgia (destruição das lesões por congelamento com nitrogênio líquido) ou pelo uso local de substâncias conhecidas como imunomoduladores, utilizadas para o tratamento de verrugas resistentes aos tratamentos convencionais.
Na figura acima, um exemplo de verruga plantar: aspecto antes e após o tratamento .
É conhecido o fato de alguém jurar que ficou curado de uma verruga após fazer simpatia. É importante salientar que as benzeduras místicas não têm fundamentação científica.

 

* Vale lembrar que a verruga pode voltar, mesmo após o tratamento, seja ele qual for. As recidivas são comuns, pois trata-se de doença viral. Existem vários tipos de vírus que causam as verrugas.  

* É comum o relato dos pacientes, dizendo que tiveram verrugas em várias fases da vida ( infância, depois adolescência, idade adulta, … ).

* É importante que todas as pessoas com verrugas, que entram em contato com a criança, busquem tratamento adequado para suas lesões (pai, mãe, irmãos, …). 

 

As informações aqui contidas são exclusivamente para orientação inicial de pais e pacientes, baseando-se nas perguntas mais frequentes sobre doenças que podem necessitar de tratamento cirúrgico na infância.
NÃO SUBSTITUEM A CONSULTA MÉDICA . Consulte sempre um CIRURGIÃO PEDIÁTRICO para maiores informações.