Varicocele

escroto_23.jpg

A varicocele é causada pela tortuosidade e pela dilatação anormal da veia testicular dentro do cordão espermático (é como se fossem “varizes testiculares”).

Quais são as características da varicocele?
A frequência de varicocele em homens com infertilidade é de 19 a 41%.
Manifesta-se clinicamente na puberdade, aumentando sua incidência, sendo 6 % aos 10 anos de idade e 15% aos 13 anos de idade.

Qual é a classificação da varicocele ?
A classificação é feita com o paciente em pé :
– Grau I :  veias dilatadas tornam-se aumentadas apenas quando o paciente realiza manobra de Valsalva (manobra que consiste na realização de algum tipo de força pelo paciente , como tossir, assoprar na própria mão,…).
– Grau II : veias dilatadas são palpáveis sem manobra de Valsalva.
– Grau III : veias dilatadas são visíveis através da pele da bolsa escrotal.

Quais são as manifestações clínicas da varicocele ?
Geralmente a varicocele é assintomática. Em alguns casos  pode estar associada com dor e atrofia testicular (diminuição do tamanho do testículo).
A varicocele é mais comum do lado esquerdo (> 90 % casos).
Varicocele bilateral ocorre em 5 a 10 % dos casos.
As varicoceles podem causar dano duradouro no volume e nas funções hormonal e espermatogênica dos testículos.

Como é feito o diagnóstico ?
O diagnóstico é feito através do exame clínico.
A ultra-sonografia escrotal  pode ser útil para a confirmação da presença da varicocele e também é importante para se obter a medida do tamanho dos testículos.

Qual é o tratamento da varicocele ?
O tratamento varia conforme o tipo de varicocele.
As varicoceles subclínicas, definidas como aquelas pequenas não palpáveis ao exame clínico, não necessitam tratamento.
As indicações absolutas para correção da varicocele são: dor escrotal, hipotrofia testicular, grandes varicoceles causando problemas estéticos, hipogonadismo e infertilidade.

Como é feita a cirurgia ?
  A cirurgia denomina-se varicelectomia e consiste na ligadura das veias espermáticas dilatadas. Pode ser feita através de cirurgia aberta, varicelectomia inguinal, ou através da via laparoscópica, varicelectomia laparoscópica.

Quais as complicações da cirurgia de varicocele ?
As complicações cirúrgicas são : hidrocele, atrofia testicular, hematoma e infecção de ferida operatória.